METODOLOGIA

Aulas iniciadas com teoria do desenho e da psicologia e percepção da forma, aliados a exercícios práticos utilizando as diversas técnicas apresentadas. Sempre na última hora de cada aula é feito um exercício básico de como desenhar algum personagem dos desenhos animados, quadrinhos e universo infantil. Mediante evolução da turma, dificuldade e complexidade serão acentuadas nos exercícios.

PROFESSOR

Augusto Molinari

Augusto Molinari, ilustrador e publicitário belo-horizontino, apaixonado por desenho desde criança e seguiu carreira neste ramo. Trabalhou por quatro anos como artista gráfico na TV Globo Minas, fez projetos publicitários para grandes marcas como Manoel Bernardes, Melissa e AMBEV, é quadrinhista e atua como desenhista freelancer pelo Brasil inteiro.


Programa-conteúdo


Aula 1: Iniciação ao desenho. Conversa com os alunos sobre desenho, explicação do universo do desenho, história e prática. Exercício inicial: Como desenhar Finn e Jake do desenho “Hora de Aventura”

Aula 2: Soltando o traço. Perceber forma e contra-forma. Exercício: Como desenhar Mike Wazowski da animação” Monstros S.A”.

Aula 3: Escala de tons, luz e sombra, volume e textura. Técnica de observação de detalhes da composição das formas e materiais. Exercício de desenho de observação: Abajur. Exercício: Como desenhar Mordecai e Rigby do desenho “Apenas um Show”

Aula 4: Luz e sombra, reflexo, volume e proporção. Estudo de comparação de luminosidade, sua interferência na observação, silhueta e texturas. Técnica de proporção com lápis. Exercício de observação: desenhar objeto elaborado (a decidir com os alunos a depender do progresso da turma). Exercício: Como desenhar Gumball e Darwin do desenho “Incrível mundo de Gumball”.
Aula 5: Cor – Aprofundamento no estudo da luz. Técnica: Lápis Aquarelável. Exercício: Como desenhar Homer e Bart Simpson do desenho “Os Simpsons”
Aula 6: Desenho de ambiente – Perspectiva e proporção. Técnica do ponto de fuga no horizonte. Exercício de expressão: desenho de um quarto. Exercício: Como desenhar Banguela da animação “Como Treinar Seu Dragão”.
Aula 7: Corpo humano 1 – percepção do esqueleto e das formas dos membros, proporções e volumes. Exercício: elaboração de um esqueleto base em linhas e sua cobertura até virar uma silhueta humana. Exercício: Como transformar este corpo humano no Batman.
Aula 8: Corpo humano 2 – Rosto – Percepção das formas e proporções do rosto, cabelos e diferença Homem x Mulher. Exercício: desenho de rosto padrão. Exercício: Como transformar este rosto num super-herói (escolha do aluno)

Aula 9: Corpo humano 3 – movimento – Compreensão dos membros, movimentos, intenções e poses. Exercício: desenhar jogador de futebol chutando a bola. Exercício: Como desenhar Bob Esponja e Patrick do desenho “Bob Esponja”

Aula 10: Corpo humano 4 – músculos – Percepção da anatomia muscular do corpo humano e técnicas de representação. Exercício: Como desenhar o super-homem.

Aula 11: Corpo humano 5 – suavidade – Percepção de movimentos leves e representação no papel. Exercício: Como desenhar Princesa Elsa da animação “Frozen – Uma Aventura Congelante”
Aula 12: Mangá – Breve histórico, comparativo entre o estilo mangá e o estilo ocidental de desenho. Exercício: desenhar menino e menina estilo mangá. Exercício: Como desenhar Goku do desenho “Dragon Ball Z”.
Aula 13: Animais – Percepção da anatomia animal em comparação à figura humana. Exercício: desenhar um cão da raça Labrador. Exercício: Como desenhar Simba de “O Rei Leão”
Aula 14: História em quadrinhos – Compreensão do universo dos quadrinhos, técnica e desenvolvimento de personagem. Exercícios variados de sequência, criatividade e elaboração de tirinha.

Aula 15: Encerramento – Desenho do personagem preferido por parte de cada aluno com acompanhamento e orientação do professor.


Informações do Curso

Objetivos

Objetivos: Ensinar a perceber as formas, treinar o olhar observador, a compreensão de luminosidade, volume, textura, anatomia e perspectiva, e ao mesmo tempo condicionar os braços e mãos a traduzirem aquilo que é percebido pelo olho em formas no papel utilizando materiais diversos. Usar o universo infantil como meio de interação.

Público alvo

Público-alvo: Crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos.

Carga horária

60h

Horários e dias

Início: 11 de março

Término: 17 de junho

HORÁRIO: 13 às 17h

Investimento:

LOTE 1 (5 vagas) – para matrículas até 15/02

LOTE 2 (5 vagas) – para matrículas após 15/02

(3x cartão / 10% desconto pagamento à vista / 40% desconto para aluno ou ex-aluno INAP / descontos não-cumulativos)

 

 

Mais informações ou agendamento de prova através de nossa central de atendimento:

(31) 3273-3330ver telefone

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