METODOLOGIA

Aulas iniciadas com teoria do desenho e da psicologia e percepção da forma, aliados a exercícios práticos utilizando as diversas técnicas apresentadas. Mediante evolução da turma, dificuldade e complexidade serão acentuadas nos exercícios. Serão realizadas 3 avaliações mediante o fechamento de cada ciclo/assunto.

PROFESSOR

Augusto Molinari

Augusto Molinari é ilustrador e publicitário belo-horizontino, apaixonado por desenho desde criança e seguiu carreira neste ramo. Trabalhou por quatro anos como artista gráfico na TV Globo Minas, fez projetos publicitários para grandes marcas como Manoel Bernardes, Melissa e AMBEV, é quadrinhista e atua como desenhista freelancer pelo Brasil inteiro.

VEJA O PASSO A PASSO DE UMA OBRA PRODUZIDA PELO PROFESSOR AUGUSTO MOLINARI:

Desenho à mão

Vetorização 1

Vetorização 2

Vetorização 3

Vetorização 4

Detalhes 1

Detalhes 2

Desenho Final

 


Programa-conteúdo


Aula 1: Iniciação ao desenho. Discussão sobre desenho como forma de comunicação, observação e tradução da forma, ferramentas e metas. Compreensão de forma e contra-forma. Exercício básico de percepção de forma, luz, textura e composição de objeto (objeto: mão)

Aula 2: Soltando o traço. Técnicas de percepção e interpretação de estilo de desenho. Exercício: Desenho de observação de objeto e depois uma interpretação de livre expressão do mesmo (objetos variados, um para cada aluno, levados pelo professor)

Aula 3: Escala de tons, luz e sombra, volume e textura. Técnica de observação de detalhes da composição das formas e materiais. Exercício de desenho de observação: 3 objetos de diferentes materiais: metal cromado, pedra e pelúcia (levados pelo professor)

Aula 4: Luz e sombra, reflexo, volume e proporção. Estudo de comparação de luminosidade, sua interferência na observação, silhueta e texturas. Técnica de proporção com lápis. Exercício: desenhar objeto elaborado (a decidir com os alunos a depender do progresso da turma)

Aula 5: Ângulos, profundidade e perspectiva. Técnica de perspectiva, ponto de fuga, e proporção. Exercício: desenho de duas cadeiras com luminosidades, posições e distâncias diferentes.

Aula 6: Perspectiva com 2 e 3 pontos de fuga. Explicação da técnica de interpretação com múltiplos pontos de fuga, exemplificação e exercício com objetos geométricos. Exercício: desenho de casa.

Aula 7: Perspectiva em detalhes. Técnicas de perspectiva (atmosférica, forçada), iluminação, sombra forte e sombra fraca. Exercício com múltiplos objetos e luminosidades diversas.

Aula 8: Avaliação.

Aula 9: Proporção e anatomia do corpo humano. Teoria da composição da anatomia humana, suas correspondências formais e como representá-las membro a membro. Exercícios de expressão gráfica: desenho de corpos humanos (homem e mulher) 

Aula 10: Anatomia – Partes do corpo humano. Exploração dos músculos, junções, composição óssea e detalhes formais dos membros, tronco e cabeça. Exercício de expressão gráfica: desenho de braços, pernas, cabeça e tronco em duas ou mais posições.

Aula 11: Anatomia – corpo humano completo e em ação. Estudo do comportamento corporal por meio de poses, dobras e intenções. Exercício: desenho de poses de ação e emoção (raiva, cansaço, medo, confiança e alegria)

Aula 12: Anatomia – rosto humano. Teoria de proporções, truques e detalhamentos do rosto. Cabelos, rugas, pele e tipos étnicos. Exercício: alunos desenham os colegas e depois desenham a si mesmos (como em foto 3×4)

Aula 13: Anatomia – expressões e semblantes. Compreensão facial agora aplicada aos mecanismos expressivos do rosto. Exercício: Desenhar o máximo de expressões exageradas em tempo determinado, depois, no mesmo tempo, desenhar as mesmas expressões com suavidade, mantendo o sentimento.

Aula 14: Modelo humano 1 – homem. Técnicas de desenho de observação com figura humana ao vivo no centro da sala. Análise detalhada de ângulos, volumes, luz e sombra. Exercício: desenhar esqueleto dinâmico (linhas) determinando eixo de equilíbrio do corpo, depois preenchê-lo com silhueta, volumes e enfim o detalhamento.

Aula 15: Modelo humano 2 – mulher. Técnicas de desenho de observação com figura humana ao vivo no centro da sala. Análise detalhada de ângulos, volumes, luz e sombra. Exercício: desenhar esqueleto dinâmico (linhas) determinando eixo de equilíbrio do corpo, depois preenchê-lo com silhueta, volumes e enfim o detalhamento.

Aula 16: Modelo humano 3 – Ênfase em poses. Durante a aula o modelo fará 3 poses diferentes, poses dinâmicas, mímicas de ação, e os alunos deverão desenhar aquele corpo compondo as ações correspondentes criando um ambiente para a figura desenhada.

Aula 17: Modelo humano 4 – Tecidos – Compreensão do funcionamento de tecidos e seu caimento sobre o corpo. Exercício: alunos desenharão o modelo que usará vestimenta com tecido excessivo, possibilitando variedades de volume, textura, luz e sombra. Dois momentos: tecido suave e tecido pesado.

Aula 18: Modelo humano 5 – tipos físicos. Exploração das formas dos diversos tipos físicos da anatomia humana. Como adicionar/remover gordura, músculos, pêlos e idade da figura humana padrão. Exercício: desenhar modelo mais idoso e com leve excesso de peso.

Aula 19: Figura humana em ação: Dança – Explicação sobre o corpo usando seus movimentos como forma de expressão, intenção e provocação. Exercício: baseando em teorias do cinema de animação, alunos deverão fazer uma sequência de 3 desenhos descrevendo movimento contínuo expressivo: ballet e funk

Aula 20: Avaliação:

Aula 21: Cores – Tradução de luminosidade, volumes e textura por meio de lápis de cor. Técnicas de pressão no lápis, mistura de tons e detalhamento em desenho colorido. Exercício: Objetos coloridos

Aula 22: Cores – Tradução de luminosidade, volumes e textura por meio de lápis de cor e lápis aquarelável. Técnicas de pressão no lápis, mistura de tons e detalhamento em desenho colorido. Exercício: Retrato de celebridade

Aula 23: Cores – Utilizando lápis de cor, giz de cera e carvão em papel Vergé, alunos explorarão técnicas diversas de observações e tradução com objetos de diversos materiais, cores, distâncias e texturas.

Aula 24: Modelo humano 6 e cor – Em papel kraft de gramatura 300, alunos farão dois desenhos com figura humana, usando lápis de cor e carvão.

Aula 25: Avaliação e encerramento.


Informações do Curso

Objetivos

Objetivos: Ensinar a perceber as formas, treinar o olhar observador, a compreensão de luminosidade, volume, textura, anatomia e perspectiva, e ao mesmo tempo condicionar os braços e mãos a traduzirem aquilo que é percebido pelo olho em formas no papel utilizando materiais diversos.

Público alvo

Público-alvo: Jovens e adultos com ou sem experiência com desenho artístico, seja profissionalmente, seja pessoalmente.

Carga horária

100h (25 encontros)

Horários e dias

HORÁRIO – Sábados, das 09 às 13h

ENTRADA IMEDIATA!!! Curso iniciado!

 

Mais informações ou agendamento de prova através de nossa central de atendimento:

(31) 3273-3330ver telefone

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