Blog

A Importancia do Design Thinking

  • 25 de junho de 2019
  • inap
  • Se você for um designer graduado ou em treinamento, é provável que tenha escutado em algum momento o termo “Design Thinking”, porém se você ainda não teve a oportunidade de saber mais sobre o assunto, essa postagem poderá lhe manter consciente sobre a sua importância de aplicação.

    O Design Thinking, traduzindo para o português como “Pensamento do Design” tem como dito em seu próprio nome o pensamento e a objetividade de criar uma metodologia adequada para adaptar-se em qualquer projeto. Não é necessário que sejam somente pessoas vinculadas na área do design a tomarem esse conhecimento, pelo contrário, é de suma importância aplicá-lo até mesmo em pequenos afazeres cotidianos. Mas como seria o desenvolvimento desse processo?

    Pode parecer confuso de início pensar na criação de processos englobando o DT, portanto, é aplicada em prática a definição padrão onde seguimos: Empatia – (Re) Definição – Ideação – Prototipação – Teste.

    EMPATIA

    Estamos convivendo todo o tempo com diferentes tipos de pessoas todos os dias, a empatia torna-se essencial para entender a forma de pensar de cada um. Em casos de clientes, é importante estar ciente para fazer um serviço de qualidade e que atenda as expectativas, procurando trazer o mais próximo possível do que foi demandado para que no fim ambos saiam satisfeitos.

    (RE) DEFINIÇÃO

    A parte em que são definidos os conceitos e o tema fixo para se seguir, processo onde serão pensados os elementos fundamentais para construir o projeto perfeito. Quanto as aspas neste tópico, é importante lembrar que muitas vezes o erro está presente, sendo assim, recomeçar e pensar em novas ideias e possibilidades é de suma importância.

    IDEAÇÃO

    O escopo do projeto, onde são colocadas as ideias em prática sem necessariamente um compromisso. É a partir deste ponto que partimos para uma comunicação conceitual (ou visual) definitiva.

    PROTOTIPAÇÃO

    Momento de manter e apresentar, deixando de lado a ideação e transformando em definição. Será o ponto onde é decidida a finalização ou o recomeço de acordo com a avaliação do receptor.

    TESTE

    Para que a comprovação do final ou começo seja feita, o teste é preciso. Aplicar o projeto para melhor experiência em mockups, desenhos ou fazendo testes de impressão são um dos métodos mais utilizados.

    O QUE É FUNDAMENTAL?

    Estar disposto a inovar e recomeçar é o que o designer deve levar sempre consigo em primeiro lugar. Com o Design Thinking é possível que abram maiores portas para que qualquer profissional capacitado traga consigo o reconhecimento, dedicação e organização.

    O processo criativo e o tempo devem ser destacados para que o projeto obtenha requinte e leveza ao ser transmitido, transformando-se reconhecido e com grande valor de destaque.

    INAP - TRADICIONAL E MODERNO


    Há mais de 40 anos formando profissionais altamente preparados para o mercado de trabalho casando: teoria, pratica e inovação.

    ENCONTRE A GENTE

    UNIDADE NIQUELINA

    Rua Niquelina, 50, Santa Efigênia
    Belo Horizonte / MG - CEP 30260-100
    CENTRAL DE MATRÍCULAS
    (31) 3273-3330 / 3273-4628 / 3273-2869 / 3273-3005
    RECEPÇÃO / OUTROS ASSUNTOS
    (31) 3467-2051
    © INAP 2019. Todos os direitos reservados.