Conceito
ROI, “return on investment” ou retorno sobre investimento, é um termo bastante comum no mundo dos negócios. O Retorno sobre Investimento serve como instrumento para entender o que está funcionando e o que não está dentro de uma empresa. Mais do que isso, através dele gestores tomam decisões sobre como realizar seus investimentos. Para se chegar numa métrica de ROI eficiente é fundamental que a empresa entenda o que isso significa para ela e como afeta seus objetivos. Traçar metas realistas e monitorá-las constantemente é importante, já que a taxa de retorno pode variar significativamente em pequenos períodos, em especial durante ações promocionais ou datas específicas. Entender e acompanhar o ROI é fundamental para aprimorar e otimizar os investimentos da sua empresa. Isso auxilia na correção de possíveis problemas e na visão mais rápida de novas oportunidades no mercado.
Público- alvo
Destinado a gestores e profissionais de administração, comunicação e marketing que buscam conhecimentos sobre metodologias de avaliação de resultados.
Professor
Paulo Carvalho
e-mail: izabelacbm@gmail.com
Professor e consultor em comunicação corporativa e administração. É Mestre em Administração de Empresas pela FEAD Minas – Centro de Gestão Empreendedora (2006), com a dissertação intitulada Formalização de processos comunicacionais para a gestão do conhecimento. Formado em Comunicação Social (1992) com ênfase em Relações Públicas pela então Fafi-bh, especializou-se em “Novas tecnologias em comunicação”, em 1996, no Uni-bh. Foi diretor e presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas (1996-2004) e conselheiro dos Conselhos Estadual e Federal de Profissionais de Relações Públicas (2001; 2011). Atuou em organizações como o Fórum de Líderes Empresariais Gazeta Mercantil, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e a Fundação Benjamin Guimarães (Hospital da Baleia). Nestas organizações, planejou a comunicação, formou equipes e orientou projetos que venceram por 9 vezes o Prêmio Aberje: três vezes o prêmio nacional (2010, 2011) e por seis vezes o prêmio regional (2005, 2009, 2010, 2011, 2012). Dedicou-se à docência no Centro Universitário UNA, (2000-2015) em cursos de graduação e pós, e atua na Fundação Dom Cabral (2010-) em monitorias de marketing para o terceiro setor e na orientação de projetos acadêmicos. É diretor da Única Consultoria (2003-2016), empresa que atua na elaboração de projetos em comunicação, marketing e administração.
Unidades Curriculares
Módulo I – 4 horas
Módulo II – 4 horas
Conceito
ROI, “return on investment” ou retorno sobre investimento, é um termo bastante comum no mundo dos negócios. O Retorno sobre Investimento serve como instrumento para entender o que está funcionando e o que não está dentro de uma empresa. Mais do que isso, através dele gestores tomam decisões sobre como realizar seus investimentos. Para se chegar numa métrica de ROI eficiente é fundamental que a empresa entenda o que isso significa para ela e como afeta seus objetivos. Traçar metas realistas e monitorá-las constantemente é importante, já que a taxa de retorno pode variar significativamente em pequenos períodos, em especial durante ações promocionais ou datas específicas. Entender e acompanhar o ROI é fundamental para aprimorar e otimizar os investimentos da sua empresa. Isso auxilia na correção de possíveis problemas e na visão mais rápida de novas oportunidades no mercado.
Público- alvo
Destinado a gestores e profissionais de administração, comunicação e marketing que buscam conhecimentos sobre metodologias de avaliação de resultados.
Carga horária
08 horas/aula
Horário
Em planejamento.
Início
Em planejamento.
Término
Em planejamento.
Dias de aula
Em planejamento.
Valor do Investimento
Em planejamento.