fbpx

ROI, “return on investment” ou retorno sobre investimento

Extensão
Em Planejamento
08 horas/aula
Presencial

Conceito

ROI, “return on investment” ou retorno sobre investimento, é um termo bastante comum no mundo dos negócios. O Retorno sobre Investimento serve como instrumento para entender o que está funcionando e o que não está dentro de uma empresa. Mais do que isso, através dele gestores tomam decisões sobre como realizar seus investimentos. Para se chegar numa métrica de ROI eficiente é fundamental que a empresa entenda o que isso significa para ela e como afeta seus objetivos. Traçar metas realistas e monitorá-las constantemente é importante, já que a taxa de retorno pode variar significativamente em pequenos períodos, em especial durante ações promocionais ou datas específicas. Entender e acompanhar o ROI é fundamental para aprimorar e otimizar os investimentos da sua empresa. Isso auxilia na correção de possíveis problemas e na visão mais rápida de novas oportunidades no mercado.

Público- alvo

Destinado a gestores e profissionais de administração, comunicação e marketing que buscam conhecimentos sobre metodologias de avaliação de resultados.

Professor

Paulo Carvalho

e-mail: izabelacbm@gmail.com

Professor e consultor em comunicação corporativa e administração. É Mestre em Administração de Empresas pela FEAD Minas – Centro de Gestão Empreendedora (2006), com a dissertação intitulada Formalização de processos comunicacionais para a gestão do conhecimento. Formado em Comunicação Social (1992) com ênfase em Relações Públicas pela então Fafi-bh, especializou-se em “Novas tecnologias em comunicação”, em 1996, no Uni-bh. Foi diretor e presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas (1996-2004) e conselheiro dos Conselhos Estadual e Federal de Profissionais de Relações Públicas (2001; 2011). Atuou em organizações como o Fórum de Líderes Empresariais Gazeta Mercantil, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e a Fundação Benjamin Guimarães (Hospital da Baleia). Nestas organizações, planejou a comunicação, formou equipes e orientou projetos que venceram por 9 vezes o Prêmio Aberje: três vezes o prêmio nacional (2010, 2011) e por seis vezes o prêmio regional (2005, 2009, 2010, 2011, 2012). Dedicou-se à docência no Centro Universitário UNA, (2000-2015) em cursos de graduação e pós, e atua na Fundação Dom Cabral (2010-) em monitorias de marketing para o terceiro setor e na orientação de projetos acadêmicos. É diretor da Única Consultoria (2003-2016), empresa que atua na elaboração de projetos em comunicação, marketing e administração.

Unidades Curriculares

Módulo I – 4 horas

  • Fundamento do ROI
  • Comunicação e finanças.
  • Comunicação sob a lógica do investimento: como mensurar? porque avaliar?
  • Plataformas de gestão e mensuração de ROI em marketing e comunicação. 

Módulo II – 4 horas 

  • Perspectivas e metodologias para avaliação e mensuração de resultados em comunicação e marketing: 
  • Relacionamento com a imprensa 
  • Imagem corporativa 
  • Comunicação interna.

Informações do curso

Conceito

ROI, “return on investment” ou retorno sobre investimento, é um termo bastante comum no mundo dos negócios. O Retorno sobre Investimento serve como instrumento para entender o que está funcionando e o que não está dentro de uma empresa. Mais do que isso, através dele gestores tomam decisões sobre como realizar seus investimentos. Para se chegar numa métrica de ROI eficiente é fundamental que a empresa entenda o que isso significa para ela e como afeta seus objetivos. Traçar metas realistas e monitorá-las constantemente é importante, já que a taxa de retorno pode variar significativamente em pequenos períodos, em especial durante ações promocionais ou datas específicas. Entender e acompanhar o ROI é fundamental para aprimorar e otimizar os investimentos da sua empresa. Isso auxilia na correção de possíveis problemas e na visão mais rápida de novas oportunidades no mercado.

Público- alvo

Destinado a gestores e profissionais de administração, comunicação e marketing que buscam conhecimentos sobre metodologias de avaliação de resultados.

Carga horária 

08 horas/aula 

Horário 

Em planejamento.

Início 

Em planejamento.

Término 

Em planejamento.

Dias de aula 

Em planejamento.

Valor do Investimento 

Em planejamento.

ENCONTRE A GENTE

UNIDADE NIQUELINA

Rua Niquelina, 50, Santa Efigênia
Belo Horizonte / MG - CEP 30260-100
CENTRAL DE MATRÍCULAS
(31) 3273-3330
(31) 99764-4909 (WhatsApp)
SECRETARIA / OUTROS ASSUNTOS
(31) 3467-2051
FINANCEIRO
(31) 97155-6366 (WhatsApp)
© INAP 2020. Todos os direitos reservados.