Fale com um consultor online.
Técnico em Eletrotécnica
Sobre o curso
O curso Técnico em Eletrotécnica possui um programa acadêmico inovador com disciplinas que intercalam a teoria e a prática, qualificando o aluno para o mercado de trabalho.
O profissional Técnico em Eletrotécnica possui um vasto mercado de trabalho, em franca expansão, com destaque para Concessionárias de Energia Elétrica, Prestadoras de Serviços, Indústrias em Geral, nas atividades de manutenção e automação, Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos. Suas principais atividades no mercado de trabalho são: Elaborar e interpretar projetos elétricos residenciais, comerciais e industriais; Execução, supervisão, inspeção e controle de manutenção em sistemas elétricos de potência; Assistência técnica; Execução, supervisão, inspeção e controle em serviços de manutenção eletroeletrônica, máquinas e equipamentos em sistemas automatizados de controle de processos industriais; Projetos e execução de instalações telefônicas, antena de TV/FM e TV a cabo, porteiro eletrônico, centrais de alarme e sinalização; Execução técnica de trabalhos profissionais bem como orientação e coordenação de equipes de trabalhos de instalações, montagens, operação, reparo ou manutenção; Coordenar e executar ações de conservação de energia; Prestar assistência a profissionais de nível superior da área, realizando cálculos, desenhos, especificações e orçamentos; Auxiliar profissionais de nível superior da área na realização de pesquisa científica e tecnológica.
Requisitos de acesso ao curso
Os requisitos de acesso são os definidos pelo Conselho Estadual de Educação através das resoluções nº 01/2015, nº01/2017 e o Decreto Federal 5.154/2004, utilizando as seguintes formas de articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio:
- Concomitante ao Ensino Médio: Com matrícula no curso e será ofertado somente a quem esteja matriculado na primeira série do ensino médio;
- Subseqüente ao Ensino Médio: Ofertada somente a quem já tenha concluído o ensino médio.
Metodologia
O aluno estudará pelo portal AVA – (Ambiente Virtual de Aprendizagem), sendo disponibilizados materiais acadêmicos como: vídeo-aulas, apostilas, artigos e biblioteca digital. Ao final do módulo, o aluno realizará avaliações “online” de forma presencial no Polo de apoio escolhido no ato da matrícula.
Cada módulo é estudado no prazo de 4 meses, podendo ser estudado de forma livre, dessa forma o aluno poderá flexibilizar o seu cronograma de estudos.
No AVA o aluno terá disponível o atendimento ao aluno para solicitação de serviços como: requerimento de declarações, histórico, estágio, matriz curricular e outras solicitações em geral, todos por abertura de chamados devidamente protocolado e respondidos dentro de 48 horas. Possuirá também acesso diretamente aos professores, devidamente qualificados e preparados para sanar dúvidas com relação ao conteúdo e atividades (respostas no prazo de até 48 horas).
Após a conclusão de todas as atividades online, presenciais e atingimento da média satisfatória para aprovação de 6.0, estará apto para solicitar e requerer o seu diploma.
REQUISITOS PARA MATRÍCULA
Cópia do RG e do CPF
Comprovante de Residência
Cópia do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º Grau) autenticados
OBS: Para inscrição no curso a documentação poderá ser anexada no sistema do aluno, porém o aluno tem um prazo em até 4 meses para enviar os documentos via correio para a sede da Escola Politécnica Brasileira.
O aluno deverá encaminhar via correio as cópias autenticadas do Histórico Escolar, Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
RG e CPF
Comprovante de endereço atualizado
TUTORIA
O tutor é o profissional que acompanha como mediador o seu processo de ensino e aprendizagem, com o objetivo de promover momentos de interação e colaboração que favoreçam a construção do conhecimento. Este profissional é responsável pela administração do fluxo de informações, tanto as originadas do conteúdo da disciplina quanto dos alunos. Dentre suas atribuições, destacam-se:
- Apoiar os alunos na Sala de aula AVA on-line e responder às mensagens;
- Acompanhar e orientar os alunos durante o desenvolvimento das atividades de cada disciplina;
- Identificar os problemas de aprendizagem individuais e coletivas nos grupos que orienta, e intervir adequadamente;
- Buscar informações e questões destinadas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem;
- Auxiliar na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
- Para conhecer o seu tutor, acesse o AVA e visualize o nome do tutor, seu contato.
Durante todo o curso o aluno poderá sanar suas dúvidas e terá um acompanhamento do tutor pelo portal do aluno, com um tempo de resposta máximo de 48 horas. Além da tutoria, também é disponibilizado um canal de contato telefônico gratuito (0800) para suporte técnico.
PORTARIA
O curso foi autorizado, a nível nacional, pela Secretária de Educação do Rio Grande do Norte através da Portaria nº 1083/2017-SEEC/GS. Sendo assim, ao concluir o curso e ser aprovado, o aluno receberá um diploma autorizado pelo MEC com validade nacional.
Conselho Responsável:
Importante: CFT/CRT e CREA
A partir da publicação da Lei nº 13.639, as exigências legais para o exercício de atividades profissionais ligadas ao CREA passam para o Conselho Regional dos Técnicos Industriais – CRT. A obrigatoriedade do registro para o exercício profissional dos técnicos de nível médio permanece inalterada. Portanto, a Lei nº 13.639 trata apenas da mudança em relação ao Conselho que será responsável por esse registro a partir de agora, mantendo todas as questões legais existentes, como papel dos Conselhos, infrações, sanções e validade nacional, inalteradas.
Faça a sua pré-matrícula
Mais Informações
Conheça outros cursos
O INAP oferece diversos cursos em diversas áreas do conhecimento.